Ética

Cada pessoa responde pelo que faz, de acordo com sua consciência. Contudo, vivemos num mundo relacional e então precisamos de acordos, respeito e compromissos com o outro.  Daí surge a Ética que cuida do estabelecimento de uma base comum de convivência. Ela é uma espécie de plataforma comum de regras e princípios gerais construída com a crença de facilitar o existir em sociedade

 

A Ética busca fundamentar a maneira de viver, procurando o melhor estilo de vida que possibilite a melhor convivência dentro de uma comunidade, resguardando, assim, a cada um de seus membros. Existe uma consciência ou ética pessoal, que por vezes é contraria à “ética da comunidade”, que é a base essencial do viver, podendo surgir conflitos éticos de todo tipo e magnitude.

A Ética Profissional tem como foco a forma como os valores que resguardam o ser humano são aplicáveis ao exercício de uma profissão e ao entorno das atividades profissionais.

Ética no Coaching Ontológico

O Coaching Ontológico tem sua fundamentação na Filosofia e na Ética, e é inseparável desta.

Na ABCOP - Associação Brasileira de Coaching Ontológico Profissional - integramos os Coaches Ontológicos no Brasil em uma mesma comunidade e por isto cada Coach Ontológico deve por em prática, permanentemente, o que nosso Código de Ética normatiza.

 

No nosso Código de Ética apresentamos 8 valores e  17 Princípios Deontológicos que norteiam nossa conduta como Coaches Ontológicos Profissionais.

 

Este código de Ética será aplicado a :

  • Todos os Associados da ABCOP, qualquer que seja sua categoria ou acreditação (Efetivo, COA, SCOA, MCOA), que ofereçam atividades profissionais a pessoas ou organizações:

  • Escolas com Programa de Formação Acreditados pela ABCOP;

  • Membros de todas as instâncias gestoras, demais áreas ou setores, atuais ou futuras da ABCOP

Comitê de Ética da ABCOP

O comitê de Ética é um órgão disciplinar que analisa a conduta dos Associados Efetivos e Acreditados - Coaches Ontológicos Profissionais - em relação à Ética no exercício profissional.

Entre suas funções está:

  • Impulsionar e colaborar na formação em Ética dos profissionais do Coaching Ontológico.

  • Propor os protocolos e guias de atuação para as situações em que surgem conflitos éticos e que se apresentem de maneira reiterada ou ocasional.

  • Analisar casos e emitir informes e ditames exclusivamente sobre os conflitos éticos ocorridos como consequência da prática profissional de Membros Efetivos e Acreditados ABCOP, assim como, das Escolas com programa Acreditados pela ABCOP.

 

 

Abrangência

 

O Comitê de Ética apreciará qualquer reclamação sobre violação dos valores, princípios e normas estabelecidos no Código de Ética, apresentada por pessoa física ou jurídica, que alega e sustenta de forma confiável ter sofrido danos diretamente por algum Associado Efetivo, Acreditado ou Escola com programa Acreditado.

Links

  • Link para o Regulamento do Comitê de Ética.

  • Como fazer denúncia de situações que violam  o Código de Ética da ABCOP

  • Como tirar dúvidas sobre o Código de Ética