O que é o Canal de Ética Profissional do Coach Ontológico
É um canal de comunicação ágil e dinâmico criado para que qualquer pessoa física ou jurídica possa se comunicar diretamente com o Comitê de Ética ABCOP, quando considerar que algum dos membros credenciados pelo FICOP (Coach Profissional Ontológico, Escolas com programa de formação em coaching ontológico credenciado, Diretor ou colaborador da ABCOP), tenha transgredido os princípios ou valores norteadores da atuação profissional consagrados no Código de Ética, afetando-o diretamente com a referida transgressão.

Abrangência do Comitê de Ética

A) Normativa e Atenção ao Usuário: Função: revisar e melhorar o Código de Ética profissional e atender às denúncias, resguardando o sigilo e o direito à defesa.
B) Assessoramento aos Associados Efetivos e Acreditados assim com às Escolas com programas acreditados - Função: possibilitar um acompanhamento integral e responsável frente os conflitos que podem ocorrer no exercício profissional.
C) Supervisão legal e normativa:- Função: supervisionar o cumprimento das normas profissionais, assim com o cumprimento ético e legal das escolas com programas acreditadas.
D) Mesa Ética Internacional - Função: difundir as normas e o Código de Ética às Associações Acreditadas à FICOP.

O que á a Ética Profissional
No campo laboral, a Ética Profissional tem como foco a forma como os valores que resguardam o ser humano são aplicáveis ao exercício de uma profissão e a todo o entorno das atividades profissionais. O conjunto de valores e princípios que sustentam o exercício profissional, além de inspirar uma conduta profissional, também trata de temas como competência e capacidade profissional. A deontologia do Coach Ontológico Profissional está inserida na ética geral da sociedade em que o coach vive e trabalha. Inclui tanto o ser e o fazer profissional, como a sua responsabilidade cultural e social.

Para viver no marco ético do Coaching Ontológico, todos os atores envolvidos (Coach Profissional Ontológico, Escolas com programa de formação em coaching ontológico credenciado pela ABCOP, Diretor ou colaborador da ABCOP) agem guiados pelo princípio do respeito mútuo e observam o outro como legítimo outro; as práticas se desenvolvem por meio da aprendizagem ontológica a partir da observação, do ser e do fazer, com legítimo interesse no bem-estar de todos. Como os valores que guiam o ser humano podem variar com o tempo, é necessário que a ética profissional seja revisada permanentemente.


CÓDIGO DE ÉTICA DA ABCOP

Quando será necessário acionar o Comitê de Ética ABCOP

O Comitê de Ética apreciará qualquer reclamação sobre violação dos valores, princípios e normas estabelecidos no Código de Ética, apresentada por pessoa física ou jurídica, que alega e sustenta de forma confiável, ter sofrido danos diretamente por algum Associado Efetivo, Acreditado ou Escola com programa acreditado.

SE DESEJA FAZER ALGUMA DEMANDA AO COMITÊ DE ÉTICA PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO

arrow&v
arrow&v

Obrigado, a sua denúncia foi recebida. Em breve entraremos em contato por email.